sexta-feira, 4 de junho de 2010

De perto ninguém é normal...


Abriu um blog sobre artes e encontrou um post desses... calminha.

Quem me conhece sabe que atuo em áreas diversas... Atuo como Professora Pesquisadora em uma Universidade Pública do RJ. Oriento trabalhos de conclusão de curso em educação especial - deficiência mental.

Gosto do tema e nunca me conformei como o "cantinho" da sala de aula para o portador de necessidades especiais... inclusão é fazer com que este menino (grande ou pequeno) seja acolhido de verdade.

Neste final de semana estou participando do II Congresso Brasileiro de saúde mental na UERJ e entre muitos temas..um me chama atenção: o autismo. Não deve ser fácil entender a presença do outro como invasão...

Entre muitas coisas que estive ouvindo, uma me chamou atençao...

"A loucura precisa caber... Caber na sociedade, na vida do outro, na vida do paciente. Por que desta forma a pessoa usuária de saúde mental se sente acolhida!"

Muito bonito falar de educação inclusiva... e muito difícil aceitar o diferente... Reconhecer que não sabemos cuidar dele... Que tal procurar ajuda?

Nossos meninos precisam demarcar seus espaços ... normatizá-los é impedir que se expressem....

Cada um com sua arte... cada um com sua parte.

Ali Edward uma Scrapper de mão cheia publicou em seu blog sobre autismo... Seu filho teve diagnóstico de autismo aos 3 anos de idade: http://aliedwards.typepad.com/_a_/autism/

Abraço acolhedor...

Um comentário: